Coordenador : Alice Bitencourt Haddad
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 389261.2201.323244.17022023
Departamento/Setor: GFL
Área Temática : Direitos Humanos e Justiça
Tipo: Projeto
Publico Alvo : As ações realizadas no C. E. Pinto Lima terão como público-alvo estudantes do Ensino Médio da escola, preferencialmente estudantes mulheres; as ações realizadas no ICHF-UFF terão como público-alvo estudantes de graduação e pós-graduação interessados em conhecer pensadoras mulheres que trabalham a partir de uma abordagem feminista ou que abordam questões femininas de maneira critico-reflexiva em textos acadêmicos, literários, em expressões artísticas etc.
Local de atuação: Colégio Estadual Pinto Lima e ICHF-UFF
Objetivo
a.Ser um agente promotor de reflexão e mudança no enfrentamento da desigualdade de gênero; b.estimular as estudantes do gênero feminino, na escola parceira, a se expressarem sobre questões específicas de sua própria realidade; c.promover a formação de estudantes, na escola parceira, a partir de material (textos, filmes, entre outros) produzido por mulheres e/ou para mulheres; d. agregar estudantes mulheres do curso de Filosofia, a fim de se tornarem também parceiras e auxiliares no projeto de formação na escola parceira; e.convidar para minicursos e palestras, na Universidade, mulheres que que pesquisem intelectuais mulheres ou questões relativas a gênero, de modo a, assim, promover a formação de nossos estudantes universitários, mas também dos estudantes da escola que forem autorizados a participar; f.promover a ampliação do cânone oferecido pelo curso de Filosofia, centrado nos chamados clássicos, majoritariamente formado por pensadores homens e de origem europeia.
Resumo
Coisa de Menina é um projeto de extensão que se baseia em dois eixos principais: (1) o estímulo a que estudantes que se autodeclaram de gênero feminino tomem o protagonismo no levantamento de questões e reflexões sobre sua própria realidade, sobre o papel social atribuído às mulheres em seu ambiente de estudo, em casa, nas mídias etc. As estudantes do colégio participarão de rodas de conversa quinzenais coordenadas por uma ou mais estudantes mulheres da UFF, que oferecerão como ponto de partida leituras de textos de pensadoras mulheres, ou músicas produzidas por mulheres, enfim, alguma produção por mulher de modo a que se sintam representadas e inspiradas por mulheres criadoras. (2) O segundo eixo do projeto visa a auxiliar na formação das estudantes envolvidas no projeto, com abertura e divulgação para toda a comunidade acadêmica. Mensalmente serão convidadas para darem palestras ou minicursos na UFF mulheres que têm atuado no sentido de darem visibilidade à produção de mulheres: filósofas mulheres que dão visibilidade a filósofas mulheres, além de escritoras e pensadoras que tematizam as questões de gênero. Como forma de consolidação da interação entre a escola e universidade, as estudantes do C. E. Pinto Lima serão convidadas a expor obras realizadas por elas a partir das conversas e após o projeto formativo (em formato de texto ou não) na Universidade, de modo a se constituírem também como autoras e criadoras a serem ouvidas com protagonismo.